“O Arquitetura na Periferia (AnP) é um trabalho de assessoria técnica que ensina práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras e oferece um microfinanciamento para que mulheres da periferia realizem reformas e melhorias em suas casas. A iniciativa busca evidenciar e fortalecer o poder de decisão das participantes no processo de planejamento e execução das obras, oferecendo ferramentas que possibilitem ampliar sua capacidade de análise, discussão, prospecção e cooperação.

                O trabalho teve início em 2013 durante o mestrado da arquiteta Carina Guedes pela Escola de Arquitetura da UFMG, quando realizou um experimento junto a um grupo de três mulheres da comunidade Dandara em Belo Horizonte/MG. Com o objetivo de trabalhar com um público acostumado a autoproduzir a sua moradia sem assessoria ou formação técnica, foi desenvolvido um método a partir da revisão teórica de outras experiências – como os Arquitetos da Família de Rodolfo Livingston¹ e os trabalhos do Grupo de Pesquisa MOM² da UFMG – e das formas de auxílio a pessoas em situação de extrema pobreza criadas pelo economista Muhamed Yunus. Tal método foi sendo construído concomitantemente à realização do experimento.

                Em 2015, o AnP se tornou um projeto dentro da Associação Arquitetas Sem Fronteiras – ASF Brasil³, onde conseguiu apoio financeiro via editais de fundações e fundos socioambientais. Desde então, tem aplicado e desenvolvido o método elaborado, trabalhando com pequenos grupos de mulheres em três comunidades periféricas de BH: Ocupação Eliana Silva, Ocupação Paulo Freire, além da Dandara, onde começou.

                Atualmente, o AnP se formalizou por meio da fundação do Instituto de Assessoria à Mulher e Inovação – IAMÍ, contando com uma equipe parcialmente remunerada e diversos colaboradores voluntários. ”

 

¹https://estudiolivingston.com.ar/

² http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/index.html

³ http://semfronteirasbrasil.wixsite.com/asfbrasil

MENDONÇA, Carina Guedes e BOREL, Mariana B. M. Arquitetura na periferia. In: Lara Ferreira, Paula Oliveira e Victor Iacovini (org.), Dimensões do intervir em favelas – desafios e perspectivas. São Paulo: Peabiru TCA – 1ª Ed., 2019, p.165 a 172.

 

Artigo completo:

reexistências_ArquiteturaNaPeriferia_Maio2020_ Lara Ferreira, Paula Oliveira e Victor Lacovini – Org. Dimensões do intervir em Favelas_p165.pdf

 

Assista também ao vídeo:

 


Arquitetura na Periferia

É um projeto que visa oferecer assessoria técnica a grupos de mulheres de baixa renda para a melhoria da moradia, por meio de um processo onde elas são apresentadas às práticas/técnicas de projeto e planejamento de obras, para que conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas próprias casas.

Facebook: Arquitetura na Periferia
Instagram: @arquiteturanaperiferia
Email: contato@arquiteturanaperiferia.org.br 


 

COMPARTILHE!