Podcast - Canjerê de ideias

Canjerê é um dos nomes dados à uma reunião de pessoas de Axé, candomblecistas, umbandistas, macumbeiros.
 É nesse sentido, uma celebração da possibilidade de estarmos juntes e cultivando a energia da vida (asé), é o encontro para o estudo da magia e da ritualística africana na diáspora brasileira. 
Um espaço do encontro, da escuta, do canto e da fala.
 Na Queerlombos somos um Canjerê, um terreiro de Ideias em ebulição que gira para a esquerda, no sentido contrário ao do próprio tempo. 
O Canjerê de Ideias nesse momento também é e acontece neste espaço virtual! 
Sejam bem vindes!

1 – Exu nas escolas
https://open.spotify.com/episode/2iDUD1ewuphxrhaSUt4d7I
Nossa conversa aqui é sobre a educação básica brasileira, especialmente a mineira. A ideia é construir esse papo à partir das vivências enquanto docentes de rede pública de ensino engajados com uma prática pedagógica no mínimo disruptiva. Para isso buscamos voltar os nossos olhares para outras formas de se pensar educação. Exu está nas escolas e não é o show da Xuxa. Para trocar essa ideia, conto hoje com a companhia dos professores Luana Tolentino e Marlon Santos. Mediação: Gio de Oliveira. 

2 – Saúde Mental da população LGBTTQIA+
https://open.spotify.com/episode/2zP4yrWrHe99hvG0AWuAUP

A política nacional de saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, e ela prega em seus objetivos uma saúde sem preconceito e sem discriminação. Ou seja, já existe no Brasil um marco institucional, que expressa preocupação específica com a nossa população. Estamos aqui então para discutirmos sobre saúde da população LGBTTQIA+ em seus mais amplos atravessamentos! Para isso vamos conversar com Bahia Canta (@bahiacanta). 
Mediação: Anna Tulie.  Sejam bem-vindes.

3 – Exu nas Escolas | Ensino Superior
https://open.spotify.com/episode/5zvV6Gf86TXrSCLDRq2giO

Aqui resgatamos o primeiro episódio da temporada para ampliar os horizontes e adentar no ensino superior. Convidamos para essa conversa Eneida Baraúna e Winny Rocha. 
Mediação: Saulo Calixto. Se liga que o papo tá belíssimo! 

4 – Saúde física/ISTs/HIV
https://open.spotify.com/episode/3eoRb24Lw5JOWNb0hcQ3H8

Nosso encontro aqui hoje tem como objetivo principal é contribuir para o acesso à informação da nossa comunidade lgbtqia+ no que diz respeito às temáticas da saúde física. Vamos falar principalmente de saúde integral das populações lgbt, trazendo algumas ênfases para pensar um tema que ainda é, digamos…. espinhoso para muitas e muitos: as ISTs. Convidamos para a conversa o Dr. André Diniz e Kako Arancíbia. Mediação: Arthur Medrado.  Vem com a gente!

5 – “Na tora produções” | Como conseguir aqué pra produzir?
https://open.spotify.com/episode/2Q2S20ZAfsb2WGET7HCSzb
Nosso papo de hoje é sobre produção cultural independente! Independente, na maioria das situações, não por escolha e sim por não existir nenhum tipo de política pública que assegure ao trabalhador cultural uma carreira estável e a captação de recursos para realização de seus projetos. Para o papo de hoje, receberemos Gigi Favacho e Bruno Banjo! Cola com a gente! Mediacão: Isabela Dilly .

6 – Direito à cidade
https://open.spotify.com/episode/4IerKuxHFgtqnLix8RE8T3
Nosso tema da conversa hoje no canjerê podcast é direito à cidade e produção do espaço! O intuito é conversar sobre a potência dessas questões tão latentes nos tempos atuais, e tão presente em nossos cotidianos, trazendo narrativas que produzem espaços de (re)existência e possibilitam relações que pensam e agem em prol de outros projetos de sociedade. E aí levando em consideração não só o contexto da pandemia mas falando das vivências fora dela, num exercício de pensar criticamente o agora e reviver outras realidades para além desse cenário desolador atual. Te convidamos a pensar com a gente sobre direito à cidade e suas (re)existências, com Natália Alves (coletivo terra preta) e Carina Guedes (arquitetura na periferia). Mediação: Tulio Colombo e Gabriella Oliveira.