ESCUTAQUEER

EscutaQueer #1 - Politicas Públicas

Políticas públicas são, em determinado sentido, conjuntos de metas coletivas à serem discutidas no âmbito do direito público. São metas e ações desencadeadas pelo estado, visando o atendimento à setores da sociedade civil. Portanto, vemos aqui termos extremamente discutíveis e necessariamente em disputa, como por exemplo “política”, “pública”, “estado”, “direito” e até mesmo “sociedade civil”. Não vamos nos ater aqui às definições literais de cada questão, já que essas – dentro das aplicações do nosso estado – vêm de um formalismo que não nos cabe, pois nunca nos pensou a não ser por aquelas de nós que resolveram tomar de assalto esses significados e virá-los do avesso. Política, pra nós, está no ato de ser, de (re)existir, é ubuntu, é filosofia e vem do afeto, do desejo, da luta. Em relação ao Público, o encaramos algo como relativo ou pertencente a um povo, a uma coletividade.

Participam desse episódio: Casa Tina Martins ( Ana Clara ) Nó! Deu Match ( Jô Arllen ) Nuh – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG (Marco Aurélio Prado)

EscutaQueer #2 - Direito à Cidade

A expressão “direito à cidade”, originalmente cunhada pelo filósofo e sociólogo francês Henri Lefebvre em 1968, é entendida atualmente enquanto muito maior que a liberdade individual de ter acesso aos recursos urbanos: é um direito de mudar a nós mesmos, mudando a cidade. Além disso, é um direito coletivo e não individual, já que essa transformação depende do exercício de um poder coletivo para remodelar os processos de urbanização.

Participam desse episódio:

MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas ( Lorrayne Antonielle)

MTD – Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (Lorena Lemos )

Brigadas Populares (Túlio Freitas )

EscutaQueer #3 - Teatralidades

Como se desenham as teatralidades na cena das artes em Minas Gerais no século XXI? Sabemos que a noção de teatralidade é bastante extensa para ser abarcada numa pergunta assim tão retórica. Ao longo da tradição ocidental, diversos atores, atrizes e encenadoras e encenadores se debruçaram à essa questão. Ainda hoje, não estão fechadas em si mesmas as considerações sobre a temática. Esse enigma permanece aberto.

Participam desse episódio:

Bacurinhas ( Michelle Sá )

Toda Deseo (David Maurity e Ju Abreu)

Teatro Negro e Atitude (Kelly Spínola )

 

EscutaQueer #4 - Produção Cultural

Produção cultural. Todas nós produzimos e reproduzimos cultura e em alguma medida. Cultura nos constrói e nos constitui sujeitas em sociedade, em coletivo, a partir de nossas vivências, nossas memórias, ancestralidades… está presente em nossos desejos, pulsões e ações. O ato de produzir cultura!

Participam desse episódio:
Festival Transviva! (Juhlia Santos)
Segunda Preta (Rainy Campos )
Zona de Encontro (Idylla Silmarovi)