9 artistas trans e travestis do Brasil para ficar de olho

Screenshot_2

por Mateus Meireles

 

Viver é um ato político, especialmente para a população trans e travesti, que é estruturalmente privada de direitos e oportunidades. Mas essas pessoas merecem mais, merecem narrativas desassociadas da violência e precariedade. Tomando aqui emprestado o verso de Linn da Quebrada, elas são dignas de viver, brilhar e arrasar!

E cabe ao restante da sopa de letrinhas LGBTTQIA+, assim como aos aliados, tomar para si as pautas das pessoas T e ajudar na sua defesa. Na macropolítica, há uma tendência para a heterocisnormatização do movimento LGBTTQIA+ baseada na crença de que uma adequação aos padrões heterossexuais e cisgêneros garanta benefícios. Mas sabemos que estes só chegarão à uma parcela pequena do grupo. O babado mesmo é desorientar, desobedecer e desestabilizar o estado das coisas. 

Então, bonita, quer saber como você pode ajudar? O primeiro passo é colaborar com ações que garantam uma vida com qualidade para pessoas trans e travestis. Mas você pode ir além e incluir no seu dia a dia o consumo de produtos e conteúdos informativos e artísticos das manas, até porque todo mundo merece um aqué pra pagar aquela cervejinha.

Segue abaixo uma lista com 9 artistas T do Brasil para que você acompanhe, escute, apoie e deixe o seu like. 

 

1- Luh Mazza

https://midianinja.org/files/2019/06/WhatsApp-Image-2019-06-24-at-14.38.01-1-768×1024.jpeg

 

Luh é autora de mais de dez peças teatrais, com textos publicados em países da Europa e da África. Foi a primeira mulher trans convidada pelo Theatro Municipal de São Paulo para criar uma obra. O resultado dessa parceria foi a peça “Transtopia”, que narra a vida de mulheres trans e travestis num campo de concentração em que a violência está institucionalizada. A autora foi uma das roteiristas da série “Sessão de Terapia”. Entre seus outros trabalhos estão as peças “Três T3mpos”, “Restos”, “A Memória dos Meninos” e “Carne Viva”. 

@luhmaza

 

2 – Tom Grito

https://milkshake-production-user-images.imgix.net/f2d38430-2f08-4e3c-ab87-b69900e839b4?auto=format&w=828

 

Tom é poeta e se dedica à vertente falada, conhecida como spoken word ou slam. É produtor na cena cultural carioca e fundou o Slam das Minas RJ. Acredita no poder da palavra e nas micro revoluções político-sociais em que a poesia incinera, afaga, afeta e transforma.

@tomgritopoeta

 

3 – Jup do Bairro

 

Jup é multiartista, performer, rapper,  backing vocal de Linn da Quebrada, com a qual também divide a apresentação do programa TransMissão, no Canal Brasil. Desde 2007, encontrou nas artes a possibilidade de externar suas vivências, sempre colocando em pauta narrativas que atravessam seu corpo, de travesti, preta, gorda e periférica.  Lançou no dia 15 de maio a canção “All You Need Is Love”, parceria com Linn da Quebrada e Rico Dalasam. A música  é a primeira parte oficial do registro Corpo Sem Juízo. 

@jupdobairro

 

4 – Paulo Bevilacqua

https://images.squarespace-cdn.com/content/v1/5e1b2f7679b1df2af203e6a6/1580752779040-RBTSSE7SIK2AFOX2ZWF1/ke17ZwdGBToddI8pDm48kLHt2LZdAyW3gNpSvOnikBl7gQa3H78H3Y0txjaiv_0fDoOvxcdMmMKkDsyUqMSsMWxHk725yiiHCCLfrh8O1z5QPOohDIaIeljMHgDF5CVlOqpeNLcJ80NK65_fV7S1UbShqEFPUQQOxlA8Z-Q8j0I3BmAe_1urkNEEZQo-gLHYMRTBeoc2janXeSQRP-ELbQ/selportr3.jpg

 

Paulo é designer de produto e artista plástico. Os temas de seus trabalhos transitam entre a loucura, ruínas, degradações urbanas, diversidades corporais e os rostos que cruzam seu cotidiano. Para contar essas histórias, recorre ao carvão, gravura em metal, óleo, técnicas aguadas e digitais.

@_paulobevilacqua

https://www.paulobevilacqua.com/bio

 

5 – Aisha Brunno

https://conteudo.imguol.com.br/blogs/160/files/2019/12/teatrobh.jpg

Aisha é atriz, performer de relações, abolicionista contemporânea, anti-racismo, anti-opressão. Estreou em 2019 o seu primeiro solo “Protótipo Para Cavalo: Corra, Aisha, Corra!”. O espetáculo, que reúne teatro, poesia e música, é uma sequência de performances que partem de um olhar crítico sobre a educação e suas múltiplas ressonâncias nos corpos e vidas, revelando efeitos e contradições. 

@aishabrunno

 

6 – Titi Rivotril

 

Titi é cantora, compositora, atriz, empresária e estilista. Lançou a sua primeira música e videoclipe, “Dentista Sedutor”, em 2017. De lá pra cá, lançou o EP “Pop Conceito”, com produção da Caramelo 47 (Dedé Santaklaus e Diogo Hendrix). Seu atual single de trabalho é Mortal Kombat, disponível no Youtube e plataformas digitais. 

@titirivotril

 

7 – Julian Santos

https://observatoriog.bol.uol.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/01/picasion.com_4109454043186e92e2ce0d6a1a7c5275.jpg

Julian se define como artivista transexual. Compõe, canta e desenvolve trabalhos de direção em arte e mídia. Sua música mais recente é Corpo VS Mente (TRANSREVOLUÇÃO).  

@juliansamsantos

 

8 – Rosa Luz 

https://miro.medium.com/max/640/1*ApRdDJ9ywFXtVME5OCLwBw.jpeg

 

Rosa é cantora, compositora, artista visual e ativista da visibilidade LGBTTQIA+. Nas suas letras ferinas e diretas questiona o status quo de uma sociedade heteronormativa, elitista e racista. Como fotógrafa, tenta romper com os paradigmas impostos, alargando os limites entre o autorretrato e a ficção. Em 2018, foi  capa da Revista Select com a fotografia “E se a arte fosse Travesti?”.

 

9 – Academia Transliterária

http://www.findglocal.com/BR/Ibirit%C3%A9/596671504172026/Margin%C3%A1lia-Comunica%C3%A7%C3%A3o

 

Por último, mas não menos importante, fica a indicação de um coletivo que por si só daria outra lista. A Academia Transliterária reúne artistas T e cisgêneros próximos à pauta. Sua investigação busca estratégias, estéticas e linguagens artísticas para difusão e protagonismo da arte/cultura T e periférica.

A iniciativa foi pioneira em Belo Horizonte e reúne linguagens como as artes visuais, artes plásticas, teatro, performance, música, escrita, audiovisual, produção cultural e pesquisa. Desse encontro, surgem ações performáticas, artísticas e literárias. 

@academiatransliteraria

https://academiatransliteraria.wordpress.com/sobre/

 

 

Essa foi a primeira seleção de artistas trans e travestis do Brasil para ficar de olho. Quais nomes ficaram de fora e precisam ser conhecidos por mais pessoas? 

Deixe a sua sugestão no nosso campo de envio de material e sugestões disponível aqui no site , ou comenta lá no nosso instagram @queerlombo. 

 

 


Mateus Meireles

É jornalista e mestrando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Ouro Preto. Sua pesquisa perpassa a produção de discursos e ideologias e representação dos LGBTTQIA+ na mídia. 

 


 

COMPARTILHE!