II Semana de Diversidade de Ouro Preto e Mariana – TODAS POR UMA!!!

Entre os dias 21 e 26 de Novembro de 2016 , realizamos a II Semana de Diversidade de Ouro Preto e Mariana: Todas por uma. Este encontro partiu do desejo e da necessidade cada vez mais urgente de mobilização para a construção de debates sobre pautas que discutam as Diversidades, das margens e dos centros, fora e dentro da Universidade. Fomentar discussões para a compreensão e combate às práticas de exclusão e segregação vigentes na vida de diversos grupos sociais, nortearam a elaboração e renovação desta proposta.

Em sua segunda edição o evento trouxe como eixo central a Visibilidade Lésbica e a Diversidade que define identidades, lutas e resistências das pessoas que são negadas em sua expressão nos múltiplos contextos socioculturais. Enquanto provocação para o questionamento e reflexão sobre as violências consequentes destes contextos, o encontro teve como objetivo reconhecer e partilhar as possibilidades de enfrentamento refletidas e postas em prática pelas protagonistas das discussões, sem deixar de fora as vivências e experiências de outros sujeitos socialmente minorizados.

O protagonismo que conduz estas lutas e a interseccionalidade que as perpassa, foram os temas da II Semana de Diversidade de Ouro Preto e Mariana: Todas por uma, que se propôs a criar espaços de diálogos e práticas com a população e questionar as estruturas racistas, patriarcais, binárias, hierárquicas, xenofóbicas e os segregacionismos que impulsionam violências praticadas na sociedade.

O evento, produzido de forma colaborativa,  prezou a resistência política e social da população historicamente marginalizada, propondo a ocupação dos espaços com atividades lúdicas, com o intuito catalisador e fomentador do debate sobre as Diversidades.

Nesta edição a maior parte de nossas atividade foi realizada dentro de ocupações estudantis que aconteciam em escolas e unidades da UFOP  tanto em Ouro Preto, como em Mariana.

Como premissa, convidamos toda comunidade acadêmica e não acadêmica Ouro Pretana e Marianense, como também de outros lugares a compor esse espaço de resistência, de união, e TRANSformação. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Plataforma Queerlombos (@queerlombos) em