I Semana de Diversidade de Ouro Preto

A organização da I Semana de Diversidade de Ouro Preto convidou toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a população de Ouro Preto, Marina, região dos inconfidentes e Região metropolitana de Belo Horizonte, coletivos e articulações políticas em defesa e promoção dos direitos humanos e toda a população interessada a integrar a primeira edição do evento que aconteceu entre os dias 26 e 30 de janeiro na cidade de Ouro Preto , Minas Gerais.

A viabilização de espaços onde se possa refletir e dialogar sobre a sociedade atual, suas estruturas e a forma como estas atingem os sujeitos em suas possibilidades e direitos é algo central para que se possa pensar uma sociedade plural, igualitária e realmente democrática.

O protagonismo das lutas, a interseccionalidade e a visibilidade sobre as identidades e sexualidades historicamente marginalizadas foram eixos centrais de discussão no evento, que buscou promover espaços de diálogos com a população sobre suas pautas em foco e questionar as estruturas de hierarquização e violências instituídas na sociedade.

A necessidade de compreensão e combate às práticas de exclusão e segregação vigentes na vida de diversos grupos sociais foram pontos chave para a elaboração desse projeto. Tendo como ponto de partida a perspectiva interseccional, que tem como objetivo o reconhecimento de diversas possibilidades de sujeito, o evento trouxe como principal proposta a provocação sobre as violências que permeiam as estruturas sociais.

Nesse sentido, a primeira edição do evento teve como tema “Diálogos e Diversos” e visou possibilitar debates que discutiram a interação entre a pluralidade dos sujeitos e as estruturas sociais partindo da mobilização coletiva para a promoção da integralidade dos direitos.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Plataforma Queerlombos (@queerlombos) em