Queerlombos 2018: Afetos, Encontros e [Re] Existências

Salve Brasil!

Foi com muito orgulho e com as bênçãos da Deusa que a Comissão Organizadora da Semana de Diversidade de Ouro Preto e Mariana se juntou ao NINFEIAS – Núcleo de INvestigações FEminIstAS na realização do evento Queerlombos 2018: Afetos, Encontros e [Re] Existências, que aconteceu entre os dias 17 a 25 de novembro em Ouro Preto e Mariana. Em tempos em que se faz necessário NUNCA TEMER, acreditamos na luta política por meio da produção de afetos, encontros e trocas.

Cu-i-dando-nos umas às outras.

Para este ano, demos continuidade à nossa trajetória de luta, preocupadas com a questão racial, nos aproximando da ideia de aquilombamento, da união de grupos e articulação de redes, da construção de espaços potentes estética e eticamente. Para tal, escolhemos como mote de trabalho a temática Queerlombos 2018: Afetos, Encontros e [Re] Existências. Nossa principal preocupação foi organizar espaços onde possamos gritar e ser ouvides, onde pudéssemos protagonizar nossos próprios discursos e poéticas, estabelecer afetos e pensar possibilidades de enfrentamento ao que precisa ser combatido, pois NÃO HÁ ACORDO COM AQUILO QUE NOS ANIQUILA.

O evento trouxe como eixo central a Visibilidade Negra, o combate à violência contra a mulher e as diversas realidades LGBTTQI+. Proposta que não se fechou e esteve sempre em aberto, visou fomentar discussões para a compreensão e combate às práticas de exclusão e segregação impostas a essas comunidades e categorias sociais. Este foi o desejo para a elaboração deste evento, que precisou de muitas corpas para acontecer.

O evento foi construído com base em diversos eixos temáticos e curadorias: Seminários, Oficinas, Artes Cênicas, Artes Visuais, Mini Cursos, Residência Artística, Intercâmbios e Diversidade com a Escola, eixo que surgiu como estratégia para o acesso aos espaços de educação das cidades, de modo a produzir reflexão e diálogo sobre nossas pautas.

O evento, como sempre, foi construído de maneira colaborativa, incluindo o financiamento para que ele acontecesse. As hospedagens e alimentação também foram feitas de forma colaborativa.

Convidamos toda a comunidade ouropretana, marianense e dos demais lugares do entorno a compor um espaço de resistência, criação, compartilhamento e fruição.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Plataforma Queerlombos (@queerlombos) em